Trilogia rodada na Bela Vista com estreia em sala

Um Fim do Mundo de Pedro Pinho, Bela Vista e Cama de Gato de Filipa Reis e João Miller Guerra, realizados no bairro da Bela Vista, estreiam a 7 de Novembro no circuito comercial.

“Um Fim do Mundo” de Pedro Pinho, uma co-produção da Vende-se Filmes e da Terratreme, integrou as secções Competição Nacional e Cinema Emergente do IndieLisboa’13. Segundo o realizador, este é um filme que parte de um esqueleto ficcional sobre um dado tempo no final da adolescência, para ser preenchido por um corpo documental – uma Setúbal industrial e a realidade presente de um grupo de jovens do bairro da Bela Vista.

Este é o terceiro filme que Pedro Pinho traz ao IndieLisboa. As curtas metragens Perto e No Início fizeram parte das competições nacional e internacional das edições de 2004 e 2006, respectivamente. Em 2008, a longa metragem Bab Sebta foi exibida na Mostra Internacional de Cinema de Portimão, Visões do Sul.

“Cama de Gato”, curta metragem produzida pela Vende-se Filmes, dá a conhecer a história de uma jovem mãe que procura conciliar a adolescência com a memória viva do primeiro amor e do seu final não muito feliz. O bebé acompanha-a no carrinho quando vai ao café com as amigas ou tratar da manicure, enquanto troca confidências em frente à câmara. Com um tom documental, esta ficção transporta-nos para o seu universo infantil e cheio de esperança.

Quarta curta metragem da dupla de realizadores Filipa Reis e João Miller Guerra, “Cama de Gato” venceu o Prémio Pixel Bunker para Melhor Curta Metragem Portuguesa no IndieLisboa’13 e integra a programação do 3.º Volume da colectânea 10 Curtas Metragens Portuguesas FNAC.

Em “Bela Vista”, curta metragem também realizada por Filipa Reis e João Miller Guerra, a perspectiva apresentada é diferente: a geometria da vida de um bairro. Fileiras de prédios interligados por corredores debruçados sobre pátios. Portões privados da vista definem a propriedade de cada um. Vivências, palavras, gestos e olhares cruzam-se à nossa frente, num caos ordenado pelo quadriculado das janelas e varandas.

A distribuição dos três filmes está a cargo da recém-criada Projectos Paralelos, uma iniciativa da Zero em Comportamento ‚ Associação Cultural.