Filmes portugueses competem em Locarno

A 65¬™ edição do Festival de Cinema de Locarno recebe diversos filmes portugueses, três dos quais nas principais secções competitivas.

O Que Arde Cura de João Rui Guerra da Mata integra a secção competitiva de curtas metragens Pardi di Domani. O filme, estreia do realizador a solo, fala-nos da ruptura amorosa de Francisco com o incêndio do Chiado ‚ que deflagrou na madrugada de 25 de Agosto de 1988 ‚ como pano de fundo. O Que Arde Cura foi exibido na 9¬™ edição do IndieLisboa que decorreu entre 26 de Abril e 6 de Maio 2012.

Zwazo de Gabriel Abrantes, também em competição na secção Pardi di Domani, aborda o encontro entre culturas e o colonialismo. Três adolescentes haitianas protagonizam o filme.

Integrado na Competição Internacional de Longas do festival suíço está A Última Vez que Vi Macau de João Pedro Rodrigues e João Rui Guerra da Mata, filme que aqui faz a sua estreia mundial. Em 2011, os realizadores apresentaram no IndieLisboa Alvorada Vermelha, curta metragem que precedeu este filme e que foi rodada no Mercado Vermelho, em Macau, vencedora do Prémio Pixel Bunker para Melhor Curta Metragem Portuguesa.

O Festival de Cinema de Locarno decorre entre 1 e 11 de Agosto 2012 na Suíça.