Vencedor do prémio Melhor Longa Metragem Portuguesa na edição do IndieLisboa’11, o documentário Linha Vermelha, realizado por José Filipe Costa, será exibido, a partir do dia 12 de Abril nas salas nacionais.
Linha Vermelha recua a 1975, quando Thomas Harlan realiza um documentário sobre a ocupação de uma herdade do Ribatejo que foi considerado um ícone do período revolucionário português. 37 anos depois, José Filipe Costa revisita esse filme emblemático, reencontrando os seus protagonistas e a sua equipa. Qual foi a influência da presença da câmara sobre os acontecimentos? Quem são hoje os protagonistas da altura? O que pensam sobre a ocupação e sobre o filme Torre Bela? Que memória têm da herdade? Linha Vermelha responde a estas questões e mostra como Torre Bela continua a marcar a história de um período conturbado do país.
Para além do Porto e Lisboa, este filme tem já agendadas exibições em Coimbra e na Azambuja, sendo que depois se deslocará a outras 15 cidades do país. A distribuição do filme está a cargo da Terratreme.