IndieLisboa’12 anuncia a sua programação

No dia 27 de Março realizou-se no Palácio Galveias a Conferência de Imprensa do IndieLisboa’12. Os directores do festival Miguel Valverde, Nuno Sena e Rui Pereira revelaram as linhas orientadoras da programação da próxima edição do Festival.

O grande desafio da 9¬™ edição do festival foi construir uma programação transversal que fizesse do ano de todos os perigos o ano da melhor programação do Festival IndieLisboa. E os números ajudam a constatar que o IndieLisboa tem garantida a sua relevância dentro do panorama mundial dos festivais de cinema, sendo que este ano contará com 33 filmes em estreia mundial e 19 filmes em estreia internacional. Por outro lado, a selecção de filmes portugueses nunca foi tão lisonjeada, sendo que a produção cinematográfica portuguesa ver-se-á representada por 6 longas metragens e 32 curtas-metragens.

No total serão 233 filmes distribuídos por 222 sessões de cinema que farão das secções IndieLisboa o palco circunscrito aos melhores programas de cinema da cidade de Lisboa. Em forma de breve destaque, a Competição Internacional de longas metragens surpreende pela sua marca ficcional aproximada ao real, com os estilhaços de Leila Albayaty em Berlin telegram, a comoção familiar em Everybody In Our Family ou o rastilho omnipresente em De Jueves a Domingo e Formentera. São obras que agarram no absurdo e o transpõem para pequenas grandes obsessões humanas, como o faz Babis Makridis em L ou Alex Ross Perry em The Color Wheel. Filmes que abraçam os sintomas de relações pessoais complicadas com uma honestidade que desarma, como Voie Rapide ou He Was a Giant with Brown Eyes. Há espaço ainda para se falar em crimes inomináveis – é isso que mostra Stillleben ‚ e os seus antípodas, verdadeiras manifestações de afecto, seja sob que forma for, num mundo que é por vezes desleal, como vocifera O Som Ao Redor e murmura L’estate di Giacomo.

Mas nem só de cinema se faz um festival, e por isso este ano a programação Indie by Night tomará conta de uma das mais famosas ruas lisboetas. Em Abril e Maio de 2012 a Rua Nova do Carvalho será Rua Dr. IndieLisboa, no Cais do Sodré e servirá de ponto de encontro para público, realizadores e convidados durante 11 noites de agitação contínua em diversos locais: Bar da Velha Senhora, Povo, Casa Conveniente, Musicbox, Pensão Amor e Viking. Por outro lado, as LisbonTalks serão o espaço ideal para a discussão e reformulação da forma de pensar cinema abrindo a oportunidade de envolver o público com as questões que envolvem o Cinema. Tal é o caso do seminário Formação, Produção, Distribuição/Promoção orientado por Paulo Viveiros a acontecer em parceria com a Universidade Lusófona.

Todos os detalhes da programação bem como as informações relativas à estrutura do IndieLisboa serão actualizadas no nosso site onde se poderá consultar a programação na íntegra e descobrir as melhores formas de participar no convite que o IndieLisboa’12 faz ao público português.

Desde já pode consultar a lista de filmes seleccionados aqui.