Amores imaginários e personagens reais abrem o IndieLisboa’11

A 8¬™ edição do festival inaugura com duas ficções: Carlos de Olivier Assayas e Les Amours Imaginaires de Xavier Dolan. No dia 5 de Maio, às 21h15, o Grande Auditório da Culturgest recebe a primeira sessão do IndieLisboa’11.

Carlos de Olivier Assayas, retrata uma figura-chave do terrorismo dos anos 70 e 80, conhecido como o Chacal. Pensado para cinema, o filme passou também em televisão, no Canal+, dividido em três partes. A versão cinematográfica chega a Portugal com o festival e estreia em sala a 19 de Maio, distribuído pela Lusomundo.

No mesmo dia, às 21h30, a Cerimónia de Abertura oficial acontece no Cinema São Jorge, com Les Amours Imaginaires, de Xavier Dolan. Depois de J‘ai Tué Ma Mére, exibido o ano passado no festival, Xavier Dolan regressa ao IndieLisboa com uma história sobre dois amigos que se apaixonam pelo mesmo rapaz. O filme esteve na secção Un certain regard do 63º Festival de Cannes e é mais uma antestreia no festival, com estreia salas de cinema em data ainda a anunciar, com distribuição da Alambique.

Também em antestreia vão estar os filmes Post Mortem de Pablo Larraín, Neds de Peter Mullan e Meek’s Cutoff de Kelly Reichardt, todos eles com estreia em sala depois da exibição no festival. Não é o caso de Kaboom de Gregg Araki e Essential Killing de Jerzy Skolimowski, que terão edição em DVD depois da projecção no IndieLisboa’11 mas só poderão ser visto no grande ecrã no festival.

Destacam-se ainda os filmes Mulberry St. de Abel Ferrara, Homme au Bain de Christophe Honoré, Tabloid de Errol Morris e A Letter to Elia de Martin Scorsese e Kent Jones, homenagem invulgar à obra de Elia Kazan, falecido em 2003.

Este o ano o festival decorre de 5 a 15 de Maio, no Cinema Sao Jorge, na Culturgest, no Teatro do Bairro e na Cinemateca Portuguesa.

As restantes novidades e o programa completo da 8¬™ edição do festival serão revelados na conferência de imprensa, a ter lugar na próxima terça-feira, dia 5 de Abril, e poderão ser acompanhadas nas redes sociais (facebook e twitter).