O IndieLisboa’11 prestará homenagem ao realizador Júlio Bressane, exibindo 17 dos seus filmes na secção Herói Independente, naquela que será uma das mais completas retrospectivas alguma vez dedicadas a este nome incontornável da história do cinema brasileiro.
Bressane vai estar em Lisboa, fazendo-se acompanhar pela actriz Alessandra Negrini, protagonista dos seus filmes mais recentes.
Colmatando uma lacuna (a obra de Júlio Brassane só em raras ocasiões tem sido mostrada no nosso pais nos últimos anos), o IndieLisboa’11 vai exibir 17 dos 29 títulos assinados pelo realizador, incluindo alguns dos seus títulos mais aclamados como Matou a Família e Foi ao Cinema (1969), Memórias de um Estrangulador de Loiras (1971), Sermões – A História de Antônio Vieira (1989), Cleópatra (2007) e A Erva do Rato (2008).
A retrospectiva é organizada em parceria com a Cinemateca Portuguesa‚Museu do Cinema, em cujas salas todos os filmes da mostra vão ser exibidos e conta com o apoio da Embaixada do Brasil.
Para além da Cinemateca Portuguesa, o IndieLisboa’11 terá mais três salas associadas à edição deste ano do festival: Cinema São Jorge, Culturgest e Teatro do Bairro.