IndieLisboa publica livro sobre Heddy Honigmann

O IndieLisboa acaba de editar um livro dedicado à documentarista Heddy Honigmann intitulado Ouvir as histórias. O lançamento oficial realizou-se no dia 4 de Março, pelas 18h30, na Fnac Chiado e contou com a presença do jornalista Carlos Vaz Marques, da documentarista Catarina Mourão e do director do IndieLisboa Nuno Sena.

Heddy Honigmann é considerada uma das maiores figuras do cinema documental no activo e foi homenageada com uma retrospectiva integral da sua obra, inserida na secção Herói Independente do IndieLisboa’10. Esta retrospectiva esteve na origem de Ouvir as histórias.

O livro conta com análises da autoria de críticos de cinema especializados na obra da autora, como é o caso de Hans Beerekamp, jornalista e curador independente da Cinemateca Holandesa (EYE Film Institut Netherlands), John Anderson, colaborador regular da Variety, do Washington Post e da Newsday e Silvio Grasselli, programador, cineasta e conferencista italiano, colaborador de diversas revistas, websites e festivais de cinema italianos. Grasseli publica em Ouvir as histórias as suas conversas com Heddy Honigmann, uma entrevista por ele conduzida, onde temos oportunidade de ler a realizadora na primeira pessoa.

Ester Gould, colaboradora regular em diversos filmes de Heddy Honigmann e o realizador peruano Joel Calero também contribuem com o seu ponto de vista sobre a obra da realizadora neste livro.

Ouvir as histórias reúne ainda textos sobre a obra da realizadora, com análises de Caroline Barraud, programadora e coordenadora de seminários e masterclasses em vários festivais de cinema em França e Portugal e Filipa Rosário, doutorada em Estudos Artísticos pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa.

Ouvir as histórias é uma edição bilingue em português e inglês e já está à venda nas lojas Fnac e na loja online do IndieLisboa, com um preço de 10 euros.