IndieLisboa mostra cinema português em Copenhaga e Budapeste

Novembro é mês de cinema português na Europa. Entre os dias 18 a 24, o IndieLisboa, em parceria com a sala da cinemateca húngara Örokmozgó, apresenta uma selecção de filmes portugueses em Budapeste. Pela mesma altura, no dia 20, o Posthus Teatret, na Dinamarca vai apresentar uma mostra de curtas metragens, também seleccionada pelo IndieLisboa, em colaboração com a Kulturopa.

Budapeste vai receber uma selecção das melhores curtas e longas metragens que passaram pelo IndieLisboa ao longo dos últimos anos. Pelo Cinema Örokmozgó vão passar os filmes Fantasia Lusitana de João Canijo, Águas Mil (na imagem) de Ivo M. Ferreira, A Zona de Sandro Aguilar, Movimentos Perpétuos de Edgar Pêra e Ruínas de Manuel Mozos. Na secção das curtas metragens vão ser exibidas Arena de João Salaviza, Um Roupão Vermelho Sangue de Pedro Caldas, A History of Mutual Respect de Gabriel Abrantes e Daniel Schmidt e Crime/Abismo Azul/Remorso Físico de Edgar Pêra.

Em Copenhaga, a mostra intitulada Um caso de Melancolia, vai exibir algumas das melhores curtas metragens que passaram nas edições de 2009 e 2010 do IndieLisboa: Carne de Carlos Conceição, Visionary Iraq de Gabriel Abrantes e Benjamin Crotty, Arca d’Água de André Gil Mata, Pássaros de Filipe Abranches e Arena de João Salaviza.

As mostras contam com o apoio do Instituto Camões em Budapeste e em Copenhaga e pelas embaixadas de Portugal em ambas as cidades.