Lola, longa metragem assinada pelo realizador filipino Brillante Mendoza, estreia a 23 de Setembro no circuito comercial português complementada por A History of Mutual Respect, de Gabriel Abrantes e Daniel Schmidt, curta metragem recentemente galardoada com o Leopardo de Ouro da secção de novos talentos do Festival de Locarno e Prémio Media Recording para Melhor Curta Metragem Portuguesa no IndieLisboa’10.
Em simultâneo à estreia comercial de Lola, o filme será também lançado em DVD, assim como Kinatay, assinado pelo mesmo realizador. Lola fez parte da selecção oficial do Festival de Veneza em 2009 e Kinatay ganhou o prémio para Melhor Realizador no Festival de Cannes. Ambos os filmes integraram uma retrospectiva dedicada a Mendoza, que decorreu de 20 a 23 de Janeiro deste ano, organizada pela Culturgest com programação Zero em Comportamento.
Lola conta-nos a história de duas anciãs que sofrem as consequências de um crime: Lola Sepa perdeu o neto, que foi morto por um assaltante, Lola Puring é avó do suspeito, entretanto detido pela polícia. Neste filme, uma ocorrência trágica põe à prova a força e as fragilidades destas duas mulheres idosas, quando cada uma delas se vê obrigada a lidar com uma situação difícil para tentar prosseguir com a sua vida. Em Kinatay, um jovem formando da academia de polícia tenta melhorar a sua situação financeira, trabalhando como segurança privado em negócios duvidosos. Acaba implicado num ajuste de contas envolvendo uma prostituta.
Na curta metragem A History of Mutual Respect, dois rapazes partem rumo a uma viagem filosófica e apenas um deles está preparado. Os seus mundos vão separar-se para sempre.
A distribuição dos filmes é da responsabilidade da Alambique e conta com o apoio da Fnac. O lançamento em DVD de Kinatay e Lola está marcado para dia 23 de Setembro. A History of Mutual Respect e Lola vão estar em exibição no cinema Medeia Monumental, em Lisboa.