Desde a sua criação, um dos principais objectivos do IndieLisboa tem sido a difusão do cinema português além fronteiras. A par da organização já habitual de extensões internacionais, o festival tem vindo a desenvolver com festivais internacionais parceiros, sugestões de programação de filmes dos respectivos países.
Depois de ter apresentado a curta metragem “Visionary Iraq” de Gabriel Abrantes ao comité de selecção do último Festival de Roterdão (o filme foi apresentado na secção Spectrum Shorts), agora é a vez de “Arena” de João Salaviza (Prémio de Melhor Curta Metragem Nacional no IndieLisboa 2009 e posteriormente Palma de Ouro para melhor curta metragem na última edição do Festival de Cannes) ter obtido um lugar na exigente Competição Oficial do Festival de Tribeca na sequência da proposta feita pelo IndieLisboa aos programadores do prestigiado festival nova-iorquino.
O Festival de Cinema Tribeca foi fundado por Robert de Niro, Jane Rosenthal e Craig Hatkoff em 2001, após o ataque às Torres Gémeas, com o intuito de incentivar a economia e revitalização cultural da baixa de Manhattan através da celebração anual das artes ligadas ao cinema, música e cultura. Este ano, o festival irá realizar-se de 21 de Abril a 2 de Maio de 2010.