Carta Branca ao Festival IndieLisboa

O Festival Tous Courts, conhecido festival de Aix-En-Provence, celebra este ano a sua 27ª edição. De 30 de Novembro a 5 de Dezembro, o Festival Tous Courts propõe-se oferecer um espaço de criação e liberdade, preservando a diversidade cultural, celebrando o formato da curta metragem.

Neste contexto, a secção “Carnets de Voyage”, responsável pela atribuição de cartas brancas a importantes profissionais na área do cinema voltará a dar a oportunidade a vários programadores internacionais de seleccionarem curtas metragens para serem exibidas durante o festival.

Este ano, foram atribuídas cartas brancas a Dora Bouchoucha do Festival Les Journées Cinématographiques de Carthage, Chicca Bergonzi do Festival de Locarno, Brigitte Pardo do Canal+ e Miguel Valverde, co-director do IndieLisboa.

O programa de Miguel Valverde contempla seis curtas metragens que integraram diversas edições do IndieLisboa. Da Alemanha, Dinamarca, Irlanda, Reino Unido e Portugal, serão exibidos no programa os filmes Destination Finale de Philip Widmann, One Day de Ditte Haarløv Johnsen (Grande Prémio de Curta Metragem IndieLisboa’08), Joy dos Desperate Optimists (autores em foco no IndieLisboa ’09), Useless Dog de Ken Wardrop, Ah, Liberty de Ben Rivers e Visionary Iraq de Gabriel Abrantes e Benjamin Crotty (Prémio Talento FNAC IndieLisboa’09).

O IndieLisboa e o Cinema Português continuam assim em itinerância internacional, dando-se a conhecer a públicos diversificados estrangeiros, algumas das melhores curtas metragens que passaram pelo festival.

 

Imagem: Visionary Iraq de Gabriel Abrantes e Benjamin Crotty