A realizadora Pien van Grinsven, que estudou em Lisboa no programa DocNomads, apresenta em estreia mundial Doei, uma animação que procura reparar, pela fantasia, o abandono do pai há mais de doze anos.
Secção: Competição Internacional
A realizadora Sarah Al Atassi mergulha, em Prends mon poing, na torrente cega e destruidora da masculinidade tóxica: um festival de bebedeiras e pancadaria para camuflar uma secreta fragilidade.
Arthur MacCaig foi um realizador de cinema de guerrilha que documentou o conflito armado na Irlanda do Norte durante décadas. Grande parte do seu arquivo raramente foi exibido. MacCaig também foi pai de Donal Foreman, o realizador deste The Image You Missed. Um pai ausente porque engajado. Neste documentário ensaístico, parte de uma série produzida por Nicole Brenez e Philippe Grandrieux dedicada a realizadores políticos, as imagens de um passado ainda quente transformam-se em filmes caseiros de uma relação complicada. Um filme que põe, finalmente, pai e filho a conversar e a “co-realizar”.
O Urso de Ouro para melhor curta foi entregue a The Men Behind the Wall, uma provocadora investigação feita a partir do Tinder, em que uma realizadora de Israel procura encontrar-se com homens palestinianos.
O realizador espanhol Iván Castiñeiras, que estudou na ESTC, apresenta em estreia mundial Trajectory Drift: um contentor de mercadorias transforma-se numa soturna babel à deriva, onde dois homens recordam a história dos seus exílios.
Réka Bucsi (Symphony nº. 42 recebeu a menção para melhor animação no IndieLisboa 2014 e Love esteve em competição em 2016) regressa com Solar Walk: uma viagem entre o microcosmos individual e o todo da galáxia.
E se visitássemos o Fine Arts Building de Chicago, usado como estúdio de gravação para música clássica, só através do som? Standing Nymph and Man é o guia que nos leva pela história sónica de um edifício cheio de ecos e reverberações.
A partir de uma curta do mesmo nome, Dustin Guy Defa compõe um retrato coral da vida em Nova Iorque. São mais de quarenta personagens: de um coleccionador de vinis a um relojoeiro, de uma blogger de moda a dois jornalistas de mexericos, da revenge porn ao homicídio. E apesar das inúmeras dificuldades há ainda espaço para a compaixão. Com a participação de Michael Cera, Philip Baker Hall e Abbi Jacobson e dos realizadores David Zellner e Benny Safdie, Person to Person é um filme tomado pelo espírito de John Cassavetes, onde a crueza deu lugar à doçura.
Uma família como tantas outras vê-se trespassada quando a filha mais velha, de sete anos, desaparece numa ida ao parque, quando o pai relaxa a atenção por um momento. Constantin Popescu (um dos realizadores do filme Histórias da Idade de Ouro, exibido no IndieLisboa 2010) dá-nos um retrato fiel de um homem que se depara com a terrível questão: o que aconteceu à minha filha? Pororoca descreve a procura desesperada pela resposta, em longos planos-sequência que adensam o sentimento de impotência do pai. Um thriller emocional que é prova de que o cinema romeno ainda ferve.
A animação tresloucada de Sarina Nihei (Small People with Hats, IndieLisboa 2015) prossegue, em Rabbit’s Blood, uma narcotizada versão da Alice no País das Maravilhas com sociedades secretas, punhais voadores e futurologia.
O grande prémio das curtas do festival de Sundance foi para o filme galego Matria: o retrato de uma mulher imparável, Ramona, que entre todas as dificuldades consegue encontrar tempo para a sua neta.
Moulinet, o novo filme de Sander Joon (Velodrool recebeu a menção para melhor animação no IndieLisboa 2016), traça a linha primordial que encontra na esgrima galáctica o jogo de vida ou morte que nos deu origem.
O senhor GIF é um empenhado trabalhador, passa os dias em loop, mas há um limite para tudo e uma crise existencial avizinha-se: Have Heart.
Depois do terno La bande à Juliette (IndieLisboa 2016), o segundo filme de Aurélien Peyre, Coqueluche, é uma mordaz comédia sobre os estereótipos: Laurine chegou com os seus tacões de salto alto para arrasar (literalmente).
Déjalo ser é um road movie feito em em modo guerrilha sobre uma banda de rock mexicana e a sua busca por inspiração na misteriosa e psicotrópica Oaxaca, onde não falta uma cantora estrangeira e o exílio de Antonin Artaud… Let it be.
30% dos licenciados na Rússia estão desempregados e 80% estão precários: Eight Images from the Life of Nastya Sokolova conta a história laboral de uma destas pessoas em vinhetas trágico-cómicas que acentuam o desespero.
Há momentos em que uma pessoa já não aguenta mais, em que já nada vale a pena, em que se quer mandar tudo para o galheiro, em que apetece gritar: Enough!
A revolta na prisão de Attica, em 1971, é um momento fundacional no movimento dos direitos civis norte-americano. Evidence of the Evidence analisa imagens nunca antes vistas da retomada do espaço pelas forças policiais: um ensaio farockiano sobre a mediação da história.